sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Excursão? Pacote? Mochilão?

Quando surge a ideia de viajar, primeiro é só um sonho, praticamente um delírio... Algo como "Puxa, como seria maravilhoso ir pra Europa né?" E o namorado responde: "Ué e porque a gente não planeja e vai?"
Pronto, a ariana já começa a pesquisar (Não sei se é do signo ou meu mesmo... mas ô criatura que adora uma pesquisa!)! Foi aí que começamos a amadurecer a ideia para que ela saisse só do sonho e começasse a ser mais real.
O primeiro passo foi analizar opções: agências de turismo. É a primeira coisa que vem a cabeça quando se pensa em uma viagem grande e para que nada dê errado.
A primeira que fomos foi a CVC. Atendimento padrão, atenciosos, nos deram um livro/bíblia cheio de opções de pacotes: variações de dias, roteiros, classes... Devoramos o livro e continuamos achando que o sonho estava beeeem distante ($$). Sem contar que nenhum dos pacotes apresentava uma combinação de roteiros que contemplasse tudo que queríamos ver...
Fomos a TAM, menos opções de pacotes, atendimento excelente... Porém novamente ficamos limitados nos roteiros... (Será que somos tão chatinhos assim?)
Enfim, fomos a Tia Iara. Uma grande agência de viagens e turismo especializada na Disney, mas que poderia nos ajudar.
Conversamos bastante com a agente que nos explicou muitas coisas... Entre elas, a diferença entre cada uma das opções:
Excursão - tudo incluso (na maioria das opções que vimos). O guia já sai com o grupo aqui do Brasil. Toda a ordem do passeio definida, e também o tempo de cada um, e ambos devem ser respeitados. Possui alguns turnos livres, mas que o valor não compensa tanto assim...
Pacote - a gente compra o pacote de viagem, que em muitos casos representa só a parte terrestre. Os passeios, hospedagem e guia estão inclusos. A gente tem que respeitar o roteiro e o tempo de cada passeio, com alguns poucos turnos livres também. Mas ainda significa menos liberdade né?
Mochilão - mais liberdade! A gente monta o roteiro que quer, quantas cidades, a ordem que vai visita-las... Porém ainda além do que pretendíamos/podíamos gastar.
Não sabia, mas agentes de viagem tem um lado psicólogo! E ela disse que realmente o que mais se encaixava pro que queríamos era o Mochilão... Mas como os valores ainda estavam meio elevados, ela fez um orçamento de tudo separado para a gente viajar por nossa conta. E aí sim a viagem estava mais próxima de se tornar real!
Finalmente, esta parte da pesquisa chegou ao fim!

4 comentários:

Luciana Casado disse...

Adorei o post, miga! Super explicativo!!

Neste findi vou fazer um post sobre o teu blog no meu blog, mas quero me inspirar! hehehe
Bjus, Lu

Guto Lima disse...

Olá Priscila,
Fico feliz que tenha gostado da Casa da Bússola. Foi um sonho que tive e uma oportunidade de unir minhas duas profissões: jornalista e turismólogo - será esta última uma doença? Risos. Muito sucesso com a estréia de teu blog e também irei acompanhá-lo. Bom saber que estás na terrinha, pois também sou gaúcho.
Um forte abraço,
Guto

Luciana Casado disse...

Oi miga, tem uma chuva de selinhos para ti lá no meu blog!
Bjus, Lu

Marlene Maravilha disse...

Cris,
Sonha e vai! Realiza!
Eu amo a Europa. Já lá estive inúmeras vezes e a ultima fiquei 06
meses. Viagens todas diferentes umas das outras. Vale a pena!!
Talvez eu possa falar-te alguma coisa na sequencia.
beijos e Deus te abencoe!