segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Pompeia!

Hoje resolvi falar sobre Pompeia! Uma cidade que vale a pena pela história, porém deve ser meio mórbido!
Para quem não conhece: é uma cidade ao sul de Roma, na região de Campania próxima a Nápoles, que teve a sua população massacrada pela erupção do vulcão Vesúvio em 79 D.C. De acordo com sites de historiadores que li, o vulcão entrou em erupção em um dia que a cidade estava toda em festa, todos na rua festejando quando o vulcão começou com suas explosões de lava. As pessoas não morreram queimadas, mas sim asfixiadas pelos gases que eram emitidos com as cinzas, e isso fez com que as pessoas fossem petrificadas!
A cidade ficou abaixo de 12 diferentes camadas de solo e alguns itens foram encontrados em 1738 acidentalmente durante a construção de um castelo para o Rei de Nápoles, Charles de Bourbon. Em 1748, foi realizada uma escavação com o objetivo de encontrar mais itens, e aí então encontraram a cidade. A cidade tinha 20 mil habitantes na época da erupção, e destes, 16 mil morreram neste dia.
A história é super triste, eu mesma não conhecia e meu namorado que sugeriu de incluirmos na nossa viagem. Aí comecei a pesquisar e descobri um pouco do que aconteceu. As famílias foram encontradas nas mesmas posições de terror que morreram, com todos os seus pertences.
Entre as ruínas, foram encontrados vasos, ferramentas e diversos itens da época que eram expostos no local, mas devido a grande quantidade de saques, a maior parte dos itens pequenos foram levados para um museu em Nápoles.
Abaixo um dos espaços famosos chamado de "A Casa do Fauno".
Nesta outra, fica claro o desespero que as pessoas devem ter sentido na hora que tudo aconteceu. Pelo que li, por ser apenas cinzas, as pessoas não devem ter entendido muito que era fatal e permaneceram em suas residências, tentaram cobrir o nariz e a boca com tecidos acreditando que as cinzas e poeira não as afetariam.
Aqui uma vista das ruínas.

Imagino que seja algo triste e ao mesmo tempo bonito de se ver... Bonito pelas ruínas, arquitetura e detalhes, mas muito triste por ver e imaginar o que as pessoas passaram naquele momento.
Bom, para se chegar lá também existem empresas que fazem excursões, ou se for mais corajoso (ou conhecer um pouco), a pessoa pode optar por ir por conta própria.
Achei alguns links que achei super interessantes e quero compartilhar com vocês:
  • De Roma a Pompeia e Nápoles: uma reportagem do Estadão que explica tudinho de como ir de Roma até lá por conta própria!
  • Viator: uma agência tipo aquela que falei de Paris. Tem diversos passeios de várias durações.
  • Day Trip to Pompeii from Rome: (em inglês) Possui algumas informações interessantes também para ir por conta.
  • Tours Italy: Uma outra agência com diversos passeios também.
  • Bari - Pompeia - Roma: Um blog que achei interessante pois contém fotos e algumas informações da visita feita pelo pessoal do blog.
Bom gente, por conta ou não, acho que é um passeio que vale a pena!! Nós provavelmente vamos com alguma agência, como expliquei no post sobre o Vale do Rio Loire, para não perder tempo por não conhecer a região e aproveitar ao máximo.

Abraços a todos!

5 comentários:

Luciana Casado disse...

Oi Miga, já vi algumas reportagens sobre Pompeia e sempre achei interessante porém triste!
Mas realmente não se deve apenas ir lá para ver a tristeza e sim a riqueza e beleza da arquitetura daquela época!!
Bjus, Lu

Marcia Regina disse...

Oi Priscila acabei de conhecer ser blog. Estou iniciando o meu mas estou muito devagar ainda.Gostaria de dizer que estive duas vezes em Pompéia e amei.É uma cidade incrível e amo história, fiquei imaginando qdo estava lá como era o movimento da cidade. Nas ruas há dois sulcos que correspondem às "carroças" que transitavam na cidade, desse modo não era possível que "carroças" (não me recordo o nome usado lá) de outras cidades não poderiam transitar por lá. Há também pequeninos pedriscos brancos que clareavam as calçadas e ruas para que os cidadãos comuns pudessem enxergar à noite (os ricos tinham seus servos que os conduziam com tochas acesas).Gostei tb de ver os balnearios e saunas da época. Há uma fonte onde todos bebiam água que ficou gasta onde todos se apoiavam para tomar a água (achei incrivel por minha mão na mesma posição que naquela época). Havia tb pontos comerciais onde eram vendidas refeições, as casas ricas eram ornamentadas por lindos afrescos, enfim, são muitas informações. Vá conhecer, vale a pena, apesar de ser um pouco distante de Roma. Vou ler os outros posts seus. Abraços, Marcia

Marcia Regina disse...

Priscila, acabei de conhecer seu blog. Vá conhecer Pompeía, é incrível, estive duas vezes lá.Nas duas vezes saímos de madrugada de Roma, visitamos Nápoles, Pompéia e Capri. (Só uma dica: se vc for em uma época de tempo chuvoso pense bem antes de ir à Capri pois o mar fica muito agitado. Se quiser mais alguma dica me escreva. Bjs...Marcia

Beti Copetti disse...

Vim retribuir a visita e me encantei com o assunto do teu blog! Que boa ideia!!!

Andréia Sant'Anna disse...

Oi Priscila!
É a primeira vez que visito seu blog... e adorei seu cantinho! Pompéia deve ser uma cidade linda.
Quero aproveitar e te convidar a conhecer meu cantinho na blogosfera... tem de tudo um pouco do nosso universo feminino, principalmente moda que é a área em que trabalho... vc será muito bem vinda lá.
Bjks e tenha uma ótima quinta feira