sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Vale do Rio Loire - França

Quando a gente pensa em viajar pra Europa, nos focamos (e muito!!) nas cidades principais, capitais... E acabamos não dando muita bola ao que outras regiões tem a nos oferecer. Quando meu namorado e eu decidimos que Paris estaria no roteiro, nem pensamos no que tinha em volta... Aí conversando com minha irmã (que já foi a Paris há uns 15 anos atrás), ela mencionou que fez um passeio lindíssimo até a região do Vale do Rio Loire! E então, Google!
Gente, qual não foi minha surpresa ao ver fotos lindíssimas! O que encontramos lá? Castelos, MUITOS castelos!!! É uma região mais ao centro da França também conhecida como Jardim da França e foi a residência favorita dos Reis franceses durante o período renascentista. Pelo que já li, possui cerca de 300 castelos!
Entre estes, alguns se destacam e são abertos a visitas.

- Chateau Amboise: O castelo de Amboise deve parte de sua fama a um de seus habitantes: Leonardo da Vinci. Lá ele viveu parte de sua vida, e até hoje seu corpo está lá enterrado na capela St. Huberts. Além disso, Leonardo trabalhou em outro castelo próximo, o Clos Lucé. Atualmente, apenas 1/5 do castelo original continua de pé, apresentando uma coleção de mobília renascentista.
Foto: Egyptsons Gallery

- Chateau de Blois: Sua principal peça arquitetônica é a escada em espiral construída na ala François I. O castelo serviu de residência a vários reis franceses e foi nele que, em 1429, Joana d’Arc recebeu a benção do Arcebispo de Reims, antes de partir para combater os ingleses em Orleans.
Foto: Wikipedia

- Cher Chambord Chateau: Chambord sem dúvida está entre os castelos com a mais bela arquitetura, além de possuir dimensões colossais. O castelo foi construído com diversas torres, que representam uma vila inteira, e constituem uma bela vista dos seus terraços. Também chama atenção a arquitetura interna, como as abóbadas ornamentadas e as escadas, uma delas uma escadaria dupla em espiral que, diz-se, foi projetada por Leonardo da Vinci, e dá acesso aos três pisos do castelo.
Foto: Wikipedia

Mencionei apenas alguns, mas existem outros que são considerados destaque!

Bom, para ir até lá pode se pensar em alugar um carro (foi nossa primeira ideia até) mas aí além de mais caro, poderíamos demorar muito por não conhecer nada da região / estradas.
Outra forma de ir até é utilizando trens! Abaixo as orientações que achei em blogs de turismo indo até as duas cidades que ficam na volta do vale.

De Paris para Orleans
Trem: SNCF (1:10) saindo da Gare Austerlitz para a Gare Orleans.
Rodovia: A10, cerca de 1 hora

De Paris para Tours
Trem: TGV (1 hora, saindo da Gare Montparnasse) ou trem normal SNCF (2 horas, saindo da gare Austerlitz e passando também por Orleans e Blois)
Rodovia: A10 passa entre Tours e St Pierre des Corps, onde há a saída que leva ao centro de Tours. A viagem de 240 Km dura cerca de 2 horas.

E aí minha irmã lembrou o nome da agência com a qual ela fez a excursão: Paris Cityrama! A gente compra o pacote que é de um dia inteiro, o ônibus nos pega na frente do hotel e "entrega" no mesmo lugar! Eles tem pacotes de passeios para vários lugares e durações, inclusive tours em Paris mesmo! Ainda não decidimos totalmente, mas provavelmente vamos com esta agência para poupar em tempo procurando os lugares todos e também porque o pacote já inclui a entrada em alguns destes principais castelos!

Fonte: Mochileiros.com.
Update: Conexão Paris.

É ou não é de babar?! Muitas e muitas fotos para registrar esta visita inesquecível!!!

Abraços a todos!

4 comentários:

Luciana Casado disse...

Ai miga, quantas informações!! Adorei!!!
Já estou imaginando as fotos lindas que tu vai tirar... :D
Bjus, Lu

Juju disse...

Pri dá vontade de vê tudo de ficar dias e dias passeando por estes lugares lindos.
Bom fds, beijos

Qualquercoisa disse...

Oi Priscila sempre adorei as fotos que encontro nos blogs...as suas são magníficas...

Estou te seguindo ok...abração...

Susi disse...

Priscila, te vi no blog da Luciana Casado, vim xeretar e adorei..
bj
Susi