quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Bento Gonçalves - Caminhos de Pedra

Oi!!
Bom, outra região interessante de Bento Gonçalves é o chamado Caminhos de Pedra. É onde foi iniciado o povoamento da região, com casas restauradas do início do século passado, e tem este nome porque todas tinham pedras como principal componente de construção.
As casas são bonitas (claro que abstraindo um pouco a ação do tempo...) e bem planejadas! Na maioria dá para notar que foram construídas para aproveitar bem o ambiente, principalmente a circulação de ar!
Esta igreja é a coisa mais querida e já dá para saber o ano de sua construção só pela foto!

Aqui é a Casa do Artesanato, construída em 1910! Como o nome já diz, além de artesanato, tem lembranças da região, e muitas, mas muitas delícias: biscoitos, geléias, merenguinhos (suspiro).

Aqui a Casa da Ovelha, uma casa construída em 1917 que agora é onde podemos comprar queijos de ovelha deliciosos, iogurtes, doce de leite, ovelinhas de pelúcia que são uma graça!

Podemos também visitar a Cantina e Casa Strapazzon, onde foram feitas algumas cenas do filme "O Quatrilho"! Lá a gente prova um suco de uva maravilhoso, alguns vinhos também deliciosos, queijos e salames!

Mas depois de tanto passeio, resolvemos almoçar e paramos no Restaurante Casa Vanni, em uma casa construída em 1917! Comemos um sanduíche de pão colonial, queijo colonial e salame... De babar!!! E além da delícia do cardápio, não pude deixar de notar a decoração!!! Olhem que graça, primeiro a fachada e depois internas!

E aqui a casa que mais gostei: a Casa Merlin! Ela é grande (tem 400 m² de área construída!), imponente! Não sei ao certo em que ano foi construída, mas adorei!

Uma pena é que a maioria das casas não podem ser vistas por dentro. São propriedades particulares, e o turismo não parece ser tão explorado... Mas dá para se ter um gostinho!

Enfim, adorei o passeio!! Recomendo estes passeios a todos!! Tem muito mais para se ver, podem olhar no site para ter uma ideia, são cerca de 60 pontos de parada!

Abraços!!

18 comentários:

Blog Chega de Bagunça disse...

Oi Pri,

que bom que gostou! Tô adorando tudo! menos a sujeira...rsrsrs

bj

Luciana Casado disse...

Chego a sentir o cheirinho dos parreiras. Delicioso passeio, miga!
Bjus, Lu

Anônimo disse...

Quero taaaaanto!!! rsrsrs...adoro ver essas construções antigas...o que é aquela casa da ovelha...que coisa mais liiiiinda!!!

Nem parece Brasil! rsrrsrs...

Beijo, amiga!

Tamy disse...

tbm já fiz esse passeio e amei demais!!!!

é lindo o lugar!!!

Katia Bonfadini disse...

Priscile, que lugares lindos!!! Adoro fotos de fachadas de casas, sabia? Essa toda azulzinha é uma graça!!!! E essas luminárias forradas de tecido, que charme!!!! Sobre o post de hoje: pois é aquele ataque terrorista me deixou apavorada!!!! Normalmente a gente ouve falar em carro-bomba, que é algo mais impessoal, mas o massacre que aconteceu foi uma luta corpo-a-corpo, horripilante!!!! Nunca vou entender essas atitudes. Beijos!

Sandra Lima disse...

Oi Prisila! Tô passando para convidar você para participar da primeira promoção do Criando Asas.
Passa lá no blog e participa!
Beijos!

Unknown disse...

Priscila,
é a primeira vez que venho aqui e gostei de tudo, está lindo. Convido você pra visita meu blog, ficarei feliz com sua acolhida.
Beijos e sucessos em 2010!
Almira
miraalmeida@globo.com

Míriam Corrêa disse...

que lugar lindo!!!
estou encantada!!!!
bjss

Yo Neris disse...

Pri,
Mais um ótimo post da maravilhosa Serra Gaúcha!
Vc está me deixando com uma vontade enorme de voltar lá.
Bjo

Vane Aguiar disse...

Que lugar bacana...
Aiiii que vontade de conhecer!!!
Estava com muitas saudades de passar por aqui. Ando correndo tanto tanto tanto.... logo tudo volta ao normal...

Beijocas com saudades

Maria Lúcia - Asas da Imaginação disse...

Oi Pri! Amei tudo,mas os lustres revestidos por chita encheram meus olhos! Lindoooooooooooooos!
Obrigada por compartilhar conosco tudo isso!
Beijos e uma maravilhosa semana pra vc e seus queridos!

Nárriman disse...

Que delícia de passeio, Pri! Amei as imagens do interior do rest. Casa Vanni, idéia do lustre com chita e a cuba da pia, de tacho.
Bjs!

VagaMundos disse...

Olá Priscila. Ficamos com pena que não tenhas conseguido concorrer. O concurso fechava à meia-noite, hora de Portugal (que é a hora pela qual regemos o blog apesar de estarmos na Dinamarca). Para a proxima vamos ser mais explicitos em relação à hora para não haver dúvidas. Muito Obrigado pelas tuas palavras.
Bjs

emerson mansano disse...

Olá Priscila!

Mas que passeio lindo que vc fez heim? Eu sou apaixonada pelo filme O Quartrilho, então fiquei aqui babando litros....

Eu fui noica de um gaúcho e ia muito para sul. Era uma maravilha, fui muito feliz nessa época, mais pela família dele que me recebia com imenso carinho, todos muito hospitaleiros.

Depois que rterminamos eu sentia uma saudade imensa de ir ao sul, sempre ficava na minha lembrança aquele povo bom, hospitaleiro e ordeiro. Voltei depois com uma excursão linda, foi muito legal. Minha vontade era fincar pé numa dessas cidades da serra gaúcha... Tinha vontade de nem voltar mais pra Sampa.

Muito obrigada pelos votos de feliz aniversário. Como é bom receber tantos parabéns assim... isso não tem preço...

Beijoooo

Katia Bonfadini disse...

Menina, realmente essa experiência do salmão com alho-poró deu super certo!!!! Adoro fazer esses encontros com os amigos, é tão saudável, né? Te dou a maior força!!!! Beijos!

Unknown disse...

menina, como Bento Gonçalves é lindo! Fui quando era nova com meus pais, mas não lembro muita coisa. Estou louca para ir de novo. Lindas as fotos!
Beijos

http://utilidadesemcasa.blogspot.com/

Unknown disse...

Quero Muito conhecer este lugar maravilhoso. Teu blog e muito lindo é um colirio para os olhos e um incentivo para o coração.
Voute seguir se me permites quero visitarte sempre.
Bjossss

Cintia Albuquerque disse...

Olá!
Ótimo post. Visitei a cidade de Bento Gonçalves algumas vezes, e sempre fico encantada com a cidade! O caminho dos vinhos, a maria fumaça, e o caminho de pedra são atrações turísticas que sempre visito!
Vele a pena conferir!!! Abs