quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Bento Gonçalves - Vale dos Vinhedos

Oi!!!
Ontem (dia 02/02) era feriado aqui em Porto Alegre, então aproveitamos para fugir um pouco daqui e fomos para a serra. Optamos por não ir para a praia para evitar o grande movimento que devia ter e ver as coisas que não tínhamos visto na última visita a Bento Gonçalves.
Bento Gonçalves é uma das cidades da serra gaúcha, colonizada por italianos e bem turística. Como já se imagina ao mencionar a origem da colonização, a gastronomia e os vinhos são excelentes em tudo que é canto que se vá!
O Vale dos Vinhedos é um vale lindo que fica ao lado da cidade e nele estão localizadas várias das maiores vinícolas que temos no estado. Além de uma vista lindíssima, ainda tem o excelente atendimento (posso morar lá e ser atendida por pessoas educadas para sempre?!) e principalmente: a degustação dos excelentes produtos oferecidos! Em cada vinícola que se entra, os funcionários explicam o funcionamento da mesma e apresentam os produtos e em algumas podemos até ver as uvas direto no pé!
Então para dar um gostinho aos que não conhecem e motivar a visita, compartilho alguns lugares que passamos!

Aqui é na entrada da cidade, o Pipa Pórtico!

Assim que chegamos, fomos procurar um lugar pra comer já que não tínhamos almoçado e encontramos uma confeitaria maravilhosa!!!! Fiquei na dúvida, demorei a decidir, mas optei pela Torta de Chocolate com Nozes, que era perfeita!!! Era doce na medida certa, sem ser enjoativa!!! (tá, sei que o blog não é de gastronomia, mas não tinha como deixar de comentar heheh)

Ao final deste primeiro dia, fomos surpreendidos por uma paisagem "horrível" do quarto da pousada! (se minha câmera fosse profissional poderia usar aquelas lentes especiais pra evitar as marcas / bolas do reflexo do sol, mas vou me contentar com os recursos atuais heheh)

Agora a vista da frente de uma das vinícolas que mais gostamos (a Marco Luigi - na minha opinião, produz o melhor espumante que existe heheh). Ela fica um pouco acima do nível da rua, o que nos permite uma vista privilegiada do vale!

Agora dentro da Marco Luigi, no lugar onde os vinhos e espumantes deliciosos ficam "dormindo"!

Esta igrejinha é bem simples, mas ficou marcada ao lermos a placa na frente: como sua construção foi iniciada em um período de muita seca (isso lá em 1904!), não havia água para concluí-la, as famílias da região se mobilizaram e cada uma doou 300 litros de vinho para compor sua estrutura! Nossa dúvida é se a igreja devia ser maior mas o pessoal se distraiu bebendo o vinho hehehe (brincadeira!)

E aqui a melhor queijaria que conheço: Queijaria Valbrenta! Eles vendem vários tipos de queijos: itálico, parmiggiano, entre outros... Mas tem outros diferentes: itálico ao vinho (meu favorito - o queijo é mergulhado no vinho durante 1 semana!!), itálico com alho e salsa (também divino), e muitos outros! Tem também salames, copas, um mais delicioso que o outro! E a frente é uma graça!
E pra finalizar, uma foto que adorei! A gente vê muitas destas flores lindas por lá!

Bom, este foi o passeio do nosso feriadão... Mas amanhã ainda mostro mais um pouquinho!!

Abraços a todos!!!

11 comentários:

Katia Bonfadini disse...

Priscila, vou pra Gramado e Canela no Carnaval, via Porto Alegre, claro. Depois de ler seu post fiquei com uma vontade enorme de conhecer o Vale dos Vinhedos. E que torta maravilhosa é essa? Acabei de almoçar e quase mordi a tela do computador, rsrsrsrsr! Que delícia de passeio!!!!

Anônimo disse...

Querida! porque não me levou?!? eu quero taaaanto!!! rsrsrs...é o tipo de viagem que eu AMO!

E preciso dessa torta AGORA!!! rsrsrs...

Luciana Casado disse...

Miga!!
Lindas as fotos, os dias tb ajudaram bastante né?! Ai que bom!!
E essa torta de chocolate é para matar a tua amiga gordinha de regime né?! heheheheh
Bjus, Lu

Yo Neris disse...

Amo! Amo de paixão a Serra Gaúcha! Entre tantos lugares que conheço no Brasil, Gramado é um dos que ocupam o maior espaço em meu coração

Maria Lúcia - Asas da Imaginação disse...

Oi Pri! Amei passear com vcs em Bento Gonçalves... e aquela torta? Vc está se vingando de mim...Rsrsrs. Estou aqui com água na boca.
Ri bastante da história do vinho na construção da igrejinha...será que ela ficou de ressaca?...Rsrsrsrs.
E a loja dos queijos? Eu amooooooooo.
E aquele pôr-do-sol? Que luta, hein, menina,ter que contemplar um visual desses no fim do dia! Rsrsrsrs.
A vaquinha é super charmosa!
Pri, uma vez marido e eu fomos pra esta região comemorar o níver de casamento...foi delicioso e muuuuuito calórico...rsrsrs.
Maravilhoso o seu passeio! Pra nós aqui é uma longa viagem!
Beojos.

Isabela Kastrup disse...

Olá querida! Passei para conhecer o teu cantinho e fiquei encantada com o post, tudo muito lindo. Pelo vist aproveitou, hein?
Beijinhos mil,
Isa

Giovana disse...

Oi!!! Que belo passeio hein !!!
Adorei a visitinha, agora responderei os comentário lá mesmo, facilita muuuito rsrsrsrs.
Bjo bjo
gi

Cibele Leite disse...

Pri, eu quero aquela torta ai que maldade... adorei o passeio.

beijos

Gy Machado disse...

Oi Priiii....

Como tah ai nas suas redondezas...rs

Muito quente???

Bah, aqui tah um fervor danado, quero fugirrrr...

bjos amada

shi disse...

que delícia de passeio !!!
sou doida pelo RS e não vejo a hora de conhecer Gramado :D

beijocas

Cheiro de Vanilla disse...

Fiquei aqui babando, que passeio, vinho queijo, paizagens maravilhosas, amei tudo....
Bem que faz, saia sempre.....
Bjs.....